Blog

Cuidados necessários na hora de limpar clínicas e consultórios

Todos os lugares que transitam um grande número de pessoas precisam estar sempre limpos e higienizados da forma correta. Mas quando se trata de ambientes que prestam assistência à saúde, a atenção é ainda maior, visto que, devem estar de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Afinal, muitas pessoas que entram nesses ambientes apresentam problemas de saúde diversos. Então, deixar esses ambientes limpos da forma correta, significa ficar longe de doenças, contaminações e infecções. A falha nesses processos pode ter consequências graves, colocando em risco a segurança dos pacientes e dos profissionais que atuam nesses serviços.

Como a contaminação acontece

  Segundo o professor de medicina William Rutala, as superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos, enquanto as superfícies que foram apenas limpas os reduzem em 80%.

Para entender melhor como limpar e desinfectar adequadamente, antes precisamos saber o que favorece a contaminação nesses ambientes. E um dos pontos que devemos ter atenção são as mãos dos profissionais de saúde e de outros trabalhadores. Elas devem estar sempre limpas e higienizadas, para evitar que as superfícies, instrumentos ou produtos sejam contaminados através de contaminação cruzada secundária ao entrar em contato com essas superfícies.

  Um dos fatores que também podem colaborar para a contaminação de ambientes é utilizar equipamentos e técnicas de limpeza inadequadas. Um exemplo, é a utilização do pano de limpeza para vários ambientes. Nesse caso, o correto é utilizar um pano para cada ambiente, separados para piso, mobília e parede.

O que evitar

  Diversas ações devem ser realizadas para uma limpeza adequada, separamos algumas que merecem uma atenção especial para falar nesse artigo e devem ser evitadas, como, realizar atividades que favoreçam o levantamento das partículas em suspensão. Como por exemplo, o uso de aspiradores de pó. Eles devem ser permitidos apenas em áreas administrativas do local.

  Também não é recomendado realizar a varredura seca nas áreas internas dos serviços de saúde, pois pode favorecer a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. O correto é utilizar a varredura úmida, que pode ser realizada com mops, rodos e panos de limpeza de pisos.

  Outro ponto de atenção vai para as superfícies como: mobílias, pisos, paredes e equipamentos, necessitam estar sempre limpos e secos.   Além disso, é essencial remover rapidamente a matéria orgânica das superfícies para evitar a proliferação de microrganismos e o aparecimento de insetos, roedores, entre outros.

 Ainda, vale lembrar de quando houver áreas em reformas ou em construção, deve-se isolar a área utilizando tapumes e plástico.

Como começar a limpeza

  Para iniciar de uma forma correta e segura a limpeza de clínicas e consultórios, é sempre bom lembrar que é obrigatório o uso de EPI, de acordo com o procedimento a ser exercido do início ao fim da atividade. Comece limpando a área menos contaminada para a mais contaminada, usando o produto específico para cada finalidade.

  Realize a coleta de lixo seletiva, separando em sacos de lixo infectantes dos não infectantes. Também deve-se criar uma rotina especial de verificação de prazos de validade de medicamentos e outros produtos. Ter uma pessoa própria qualificada ou empresa terceirizada responsável para realizar as tarefas durante o dia também é um diferencial, pois ela possui o treinamento especifico para essa função. E não menos importante, realizar a limpeza dos equipamentos a cada término da jornada de trabalho é essencial para mantê-los longe de bactérias e também a sua correta funcionalidade.

  Pronto, agora você possui as informações essenciais para realizar a limpeza da sua clínica ou consultório! Como a nossa preocupação é lhe auxiliar da melhor forma possível, separamos uma lista dos produtos mais utilizados nesses ambientes, afinal, sabemos o quanto o tempo é valioso.

  E não se esqueça: A Celer oferece as mais diversas soluções para a sua empresa.  Precisando de um produto específico? Fale conosco!

Referências:

https://www.gov.br/anvisa/ptbr/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/manual-de-limpeza-e-desinfeccao-de-superficies.pdf/view

Relacionados

Assine nossa Newsletter

e receba conteúdos e promoções exclusivas