Blog

Saiba como desinfetar frutas, verduras e legumes

A pandemia do coronavírus (Covid-19), nos mostrou a importância de lavar as mãos mais frequentemente, seja com água e sabão ou apenas higieniza-las com álcool gel. Além disso, também nos deixou mais atentos em relação a lavagem e a higienização de todos os produtos e alimentos que compramos.

A sanitização, nome dado ao processo de higienização dos alimentos, se tornou mais frequente, mas será que de forma eficaz? Muitas pessoas fazem a imersão das frutas, verduras e legumes em água e bicabornato ou água e vinagre. Mas será que essas soluções retiram todas as impurezas, microrganismos e pesticidas dos alimentos? E a resposta é não. Essas soluções não são capazes de eliminar completamente todas as impurezas pesticidas dos alimentos. A solução mais adequada para esta finalidade é utilizar 1 litro de água tratada para 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem perfume.

A atenção nesse momento deve ser redobrada, pois a água sanitária utilizada deve possuir em seu rótulo a indicação de que a mesma pode ser utilizada em alimentos, pois caso não for, a solução pode dar efeito contrário, e trazer prejuízos à saúde. Deixe a solução por dez a quinze minutos nos alimentos. E logo em seguida, o alimento deve ser lavado em água corrente um a um, para retirar todo o produto.

Pode ser usado também desinfetante em pó próprio para desinfetar frutas, legumes e verduras. Aqui na Celer possuímos as duas opções de disponíveis:

ÁGUA SANITÁRIA

DESINFETANTE EM PÓ

Alimentos não desinfetados da forma correta podem causar diversas doenças e infecções, entre elas, estão a salmonela e o botulismo, por exemplo. Os sintomas podem variar de leves para graves.

Montamos um passo a passo de como deve ser realizado a desinfecção correta dos alimentos. Confira:

1º passo: Limpeza inicial, separe o que não está bom do restante, por exemplo, morangos passados, talos estragados ou legumes moles com manchas cinzas, brancas ou verdes.

2º passo: Lave abundantemente em água corrente e faça a esfregação dos alimentos e deixe de molho utilizando 2 colheres de sopa de água sanitária com 1% de hipoclorito de sódio para cada 1 L d’água por 15 minutos. Se caso a solução clorada for de 2,5% de hipoclorito de sódio, utilizar apenas uma colher de sopa.

3º passo: Após isso, deve enxaguar abundantemente em água corrente potável e deixar secar naturalmente caso não forem preparados logo em seguida, pois auxilia na conservação dos alimentos.

Foi útil? Compartilhe com quem também precisa saber!

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/como-escolher-higienizar-e-armazenar-frutas-verduras-e-legumes

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/na_cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/257_doencas_alimentos_agua.html
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/na_cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

Relacionados

Assine nossa Newsletter

e receba conteúdos e promoções exclusivas